Powered By Blogger

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TEXTO: Complexo de Jonas é o medo de atingir o sucesso

 
Quem tem pouca auto-estima não irá conseguir suportar o êxito, especialmente se na infância teve um convívio com pais problemáticos; por isso, ao melhorar seu padrão de vida, a tendência é se boicotar até fracassar, pois não se considera merecedor.  

Complexo de Jonas é o medo de atingir o sucesso

O "Complexo de Jonas" refere-se a uma historia bíblica onde este personagem, um profeta, vivia numa cabana. Um dia, Deus o chamou para ir a Nínive para falar de Suas obras, mas ele se negou tomando um barco em direção oposta à cidade. Durante a viagem, a embarcação quase afundou e quando os tripulantes descobriram que o incidente foi provocado pela desobediência de Jonas, o atiraram ao mar. Jonas então, foi engolido por um grande peixe; ele passou três dias no seu interior até que finalmente foi devolvido à praia. Depois disso, aceitou sua missão para falar de Deus.
Este complexo se refere à pessoa que tem medo das mudanças, do sucesso, de ser diferente e, por isso, de ser rejeitado; prefere renunciar à originalidade e viver isolado, conformado com seu destino, dizendo que o dinheiro atrai a inveja e a infelicidade e o melhor a fazer é deixar as coisas como estão.
Quem tem pouca auto-estima não irá conseguir suportar o êxito, especialmente se na infância teve um convívio com pais problemáticos; por isso, ao melhorar seu padrão de vida, a tendência é se boicotar até fracassar, pois não se considera merecedor.
Isto ocorre com artistas, jogadores de futebol ou com jovens em início de carreira que ficam com sentimento de culpa por ganharem mais dinheiro do que seus pais; claro que os mais próximos irão explorar essa fraqueza.
Enquanto os planos de sucesso para o futuro estão na suposição, não existe o confronto, mas se ocorre um avanço na carreira, a pessoa até adoece. Freud dizia que, quem tem este complexo, sonha os mesmos sonhos repetidas vezes; o fracasso acaba se tornando mais cômodo que o sucesso; na verdade, ele teme a todo o momento a repercussão de suas palavras e a rejeição que elas podem causar (o próprio Freud ao receber o título de mestre entrou em depressão e adoeceu). O complexo gera doenças, especialmente as relacionadas com os músculos que se enrijecem e contraem.
Quem tem a síndrome perde muito tempo ao deixar de encarar seus desígnios e o sucesso, o que é compreensível. Todos nós temos um menor ou maior grau de ansiedade e passamos a vida reclamando da falta de sorte; porém ela vive batendo à porta, mas poucos a abrem, já que a grade mental impossibilita.
Deixe de lutar contra sua missão, pois seu coração deve ficar preenchido de alegria. É o amor combinado com sua vocação que faz com que você tenha a cada dia mais confiança.
Abandone a ideia de lutar contra si mesmo e confie no poder da sua vocação para transformar o mundo. Se Deus o chama, significa que está preparado; então, não perca tempo, pois poucos são os escolhidos.
É sempre bom saber mais...
Ricardo CL

Nenhum comentário:

Postar um comentário