Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Mentir no currículo pode virar crime

Mentir no currículo pode virar crime

Todo mundo sabe que é errado mentir ou exagerar na hora de elaborar o currículo, mas na prática esta atitude não é assim tão incomum.

Guilherme Portanova Brasília, DF
 
“Um colega de faculdade colocou informações falsas no currículo. Disse que fez um curso de especialização e não havia feito”, conta um estudante.
Foi o que aconteceu também com uma estudante. Ela se candidatou a uma vaga que exigia experiência, mas como era apenas um estágio, achou um exagero e mentiu.
"Eu tava querendo qualquer coisa, mas estavam querendo recepcionista e sempre procurando com experiência e eu nunca tive experiência. Aí coloquei que tinha tido um ano de experiência na empresa do meu pai", conta. A mentira não deu certo: ela não conseguiu a vaga.
Um especialista em administração e recursos humanos, diz que as maquiagens mais frequentes nos currículos estão relacionadas com o domínio de idiomas.
“Na verdade, mascarar o currículo tem um único objetivo: fazer com que gere a entrevista. Por que uma empresa que coloca um anúncio no jornal, gera muitos currículos, então ela não vai entrevistar todos”, explica Geral Torrecilhas, consultor.
Mas um projeto que está na Câmara dos Deputados transforma a mentira no currículo em crime, com pena entre dois meses e dois anos de prisão.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário