Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vai indicar ou pedir indicação para uma vaga? Saiba quais são os principais cuidados

Vai indicar ou pedir indicação para uma vaga? Saiba quais são os principais cuidados


Por: Gladys Ferraz Magalhães
28/09/10 - 11h02
InfoMoney


SÃO PAULO - Chega um momento da carreira que certamente você será abordado por um colega pedindo indicação para uma oportunidade de trabalho. Ou mesmo, caso você se destaque, o RH (Recursos Humanos) da sua empresa e até o seu gestor podem pedir a indicação de um colega para ocupar um posto em aberto. Nestas horas, o que fazer?
 
Se o seu primeiro impulso for ajudar aquele colega que está cheio de dívidas e, realmente, precisando de um emprego, respire fundo e pense duas vezes. Isso porque, segundo especialistas, a responsabilidade de indicar alguém no trabalho é grande e deve ser encarada de forma séria.
“O profissional tem de ter em mente que está avalizando o outro profissional. Subentende-se que a pessoa conhece o trabalho do outro profissional”, diz a consultora do Grupo Soma Desenvolvimento Corporativo, Jane Souza.
 
Cuidados
A gerente de Projetos do Grupo Foco, Ercília Vianna, concorda e completa: “É preciso fazer algumas perguntas: É uma pessoa ética? É confiável? Ela tem o perfil da vaga?”.
Abaixo, mais alguns cuidados:
  • Perfil da vaga: tenha certeza de que está indicando alguém com o perfil da vaga;
  • Valores da empresa: avalie se a pessoa tem valores compatíveis com os da empresa;
  • Transparência: seja transparente com a empresa quanto ao grau de amizade que você tem com o profissional indicado e, sobretudo, quanto aos seus conhecimentos sobre o trabalho desta pessoa.
 
Pedindo indicação
Se indicar alguém requer responsabilidade, o contrário, ou seja, pedir uma indicação para uma
vaga também pede que a pessoa observe alguns pontos.
 
O principal deles, segundo Ercília, é analisar se a indicação realmente vale a pena. “O profissional precisa avaliar bem se a empresa tem relação com o seu objetivo profissional, pois, caso contrário, além de ficar infeliz, ele pode prejudicar a pessoa que o indicou”.
 
Neste caso, também é importante que a pessoa só peça indicação para quem ela realmente tem liberdade, sendo que a melhor maneira de fazer isto é pedindo informações sobre o canal de recrutamento da empresa.
 
“Dessa forma, ela dá uma alternativa ao colega, que tem uma saída para qualquer constrangimento ou pode dizer para a pessoa dar o currículo que ele mesmo indica”, observa Jane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário